top of page

Montessori cresce em Portugal, mas não da maneira que todos idealizamos.

Montessori em Portugal está a passar por uma crise que não conseguimos continuar a ignorar. Há relativamente pouco tempo, cinco anos no máximo, pouco era conhecido sobre o método Montessori em Portugal. Mesmo já tendo sido implementado há mais de 100 anos e até mesmo passado por Portugal, remiu-se do nosso conhecimento geral e ficou perdido na história.

 

Recentemente, estamos a testemunhar o renascimento da metodologia Montessori no nosso país. E este feito que nos gerou entusiasmo e esperança para a educação e desenvolvimento das nossas crianças está agora a gerar alguma preocupação e angústia. Conforme o interesse aumentou, a procura de informação e de recursos tem-se estendido profusamente: pais e profissionais que procuram escolas, formações, atividades e literatura.

Esta mesma demanda, contrastada com a escassez de recursos em português, tem levado ao uso abusivo da designação “Montessori” em materiais didáticos diversos, formações e atividades lúdicas. Para além disso, um número significativo de recursos ou projetos que estão a surgir não tem a devida formação, conhecimento ou respeito pela metodologia, de maneira a que consigam aplicá-la de forma correta e plena.

Montessori não é uma moda passageira, antes resulta do interesse legítimo por uma metodologia pedagógica verdadeiramente respeitadora do ritmo, do desenvolvimento e dos interesses da criança.

 

Enquanto APM, sentimos o dever de alertar que nem tudo o que se intitula como Montessori verdadeiramente o é. Estamos empenhados em fazer a curadoria do legado de Maria Montessori, para que consigamos proporcionar o ambiente de desenvolvimento adequado às nossas crianças.

bottom of page